

Presente em nove entre dez receitas de pão, o fermento é o ingrediente que torna a massa leve, aerada e este pode ser comprado em qualquer padaria ou supermercado. Mas o que muitos não sabem é que este ingrediente milenar pode ser feito/cultivado em casa mesmo, dando um sabor diferente à massa.
Para cultivar o fermento natural - use qualquer fruta seca ( preferencia as mais esbranquiçadas) em uma vasilha com tampa, adicione a fruta de sua preferência ( figo, uva, damasco, etc), pode ser 4 ou 5 unidades da fruta. Cubra-as com água ( filtrada ) pois o cloro impede a cultura dos micro-organismos. Deixe preferencialmente em local ausente de luz e em temperatura por volta de 25 ºC.
Mexa todos os dias o líquido com uma colher para que não embolore. Depois de três dias, a aparência deverá estar como cerveja"espumada", este é o ponto.
Coe as frutas e, com uma colher, misture a farinha de trigo ao líquido. Deixe em temperatura ambiente de um a três dias, colocando sempre 2 colheres (sopa) de farinha a cada dia, até que a mistura comece a fermentar ao ponto de dobrar o seu volume. Se a massa não crescer no primeiro dia, adicione mais farinha.
Depois de pronto, guarde o fermento na geladeira. Toda vez que for usá-lo, realimente-o acrescentando farinha e água até formar uma massa com consistência de massa de bolo.
Pulo do gato
1. Para ter um pão mais leve acrescente sempre outro tipo de farinha, nunca deixando que a quantidade não passe de 40% em relação à farinha de trigo.
2. Prefira farinhas ricas em glútem. As de centeo, integrais, de aveia contem pouco glútem e acabam não servindo.
3. Se passar uma espátula após a primeira fermentação, retirará o "gás" da massa, desta forma, poderá levá-la à geladeira e poderá usar o fermento apenas quando desejar fazer o pão.
4. Não coloque sal diretamente ao fermento e no início da receita. Ele impede que a cultura do fermento se desenvolva por ter a sua ação antibactericida. A melhor forma é acrescentá-lo depois de a massa ter crescido por 15 minutos mais ou menos. Neste momento houve tempo para que o glútem tenha se expandido e a farinha ter tornado-se mais elástica. O sal dá cor e sabor a esse pão. Lembre-se, sem exageros.
* Use a criatividade e tenha ousadia, descubra sabores, faça seus pães, doces, salgados e diga-me o que achou, pode ofertar também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário