SAÚDE

Tenha cautela com o consumo de chá verde




Extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, os chás verde e branco ficaram populares devido às suas funções terapêuticas, como a prevenção contra diversos tipos de câncer, ao seu poder emagrecedor e outras coisas. "Os chás verde e branco são alimentos funcionais, pois nutrem e combatem doenças. Para aproveitá-los corretamente, é preciso ficar de olho na dosagem e nas características do organismo de cada um", diz a nutricionista Roseli Rossi. Ela recomenda buscar orientação médica antes de ingerir esses chás. "As pessoas pensam que podem bebê-los indiscriminadamente, e isso não é verdade", alerta.

Um dos principais cuidados em relação a essas bebidas é a existência de cafeína em sua composição. A substância, também presente no café, pode aumentar a pressão arterial e causar problemas como taquicardia, dor de cabeça e náuseas. Como aceleram o metabolismo, esses chás não são indicados a pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos. Também devem ser evitados por grávidas e lactantes.Casos de insônia, gastrite, problemas renais, hipertireoidismo, ansiedade e taquicardia são incompatíveis com os chás. Indivíduos com deficiência de ferro no organismo também devem evitar essas bebidas. "Elas contêm tanino, substância que inibe a absorção do mineral", afirma Roseli.

Saiba consumir os chás verde e branco

Benefícios
Extraídos da planta Camellia sinensis, os chás verde e branco possuem níveis concentrados de catequinas e polifenóis, substâncias que agem na prevenção do câncer. Também combatem os radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento com mais eficiência que as vitaminas C e E. Além disso, esses chás ajudam a emagrecer, fortalecem as veias e as artérias e reduzem os teores de colesterol ruim.
Diferenças entre os chás verde e branco
Enquanto o chá verde tem as folhas aquecidas e secas, resultando na oxidação dos seus componentes, o chá branco é elaborado a partir do broto da Camellia sinensis e não passa por esse processo, assegurando uma concentração maior dos princípios ativos. Os chás Oolong e preto também derivam da mesma planta, mas seus benefícios são menos evidentes.

Cuidados

O consumo exagerado pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Para garantir os benefícios e evitar os problemas, recomenda-se beber três ou quatro xícaras diariamente.

- Prepare corretamente. Ferva a água, apague o fogo e dilua duas colheres de chá em uma xícara de chá. Deixe o recipiente tampado de cinco a dez minutos, em ambiente escuro, antes de servir. O chá não deve ser reaquecido e pode ser guardado por até 12 horas em locais sem luz.

- Os chás verde e branco contêm tanino, que inibe a absorção de ferro. São contra-indicados para pessoas com deficiência desse mineral. Também deve ser evitado o consumo com leite, alimento que pode inibir o efeito antioxidante dos chás.

Fontes: nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional














Linhaça pode ajudar os homens a reduzir o colesterol


Um novo estudo da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, confirma que a linhaça pode ajudar os homens no combate ao colesterol alto. A análise dos efeitos do consumo da linhaça em 90 pessoas diagnosticadas com colesterol alto mostrou que acrescentar 150mg de linhaça (cerca de três colheres de sopa) à alimentação todos os dias pode reduzir o colesterol dos homens - mas não das mulheres - em quase 10% com três meses de uso.

De acordo com os pesquisadores, apesar de as reduções serem menores do que as alcançadas com medicamentos para o controle do colesterol - entre 10% e 20%, dependendo do paciente -, os resultados são suficientes para fazer da linhaça uma opção natural para os homens com colesterol alto.

Enquanto outros estudos não são realizados para confirmação dos resultados e para revelar por que a linhaça não tem os mesmos efeitos no colesterol das mulheres, os pesquisadores recomendam que as pessoas usem a linhaça com moderação. Melhor que seja utilizada moída na hora para não perder seus nutrientes.



Flaxseed can help men reduce cholesterol

A new study from the University of Iowa, USA, confirms that flaxseed may help men to combat high cholesterol. The analysis of the effects of consumption of flaxseed in 90 people diagnosed with high cholesterol showed that adding 150mg of flaxseed (about three tablespoons) to food every day can reduce cholesterol levels of men - not women - in nearly 10% with three months of use.

According to the researchers, although the reductions are lower than those achieved with medication to control cholesterol - from 10% to 20% depending on the patient - the results are sufficient to make flaxseed a natural option for men with high cholesterol.

While other studies are not performed to confirm these results and reveal that the flaxseed has the same effect on cholesterol of women, the researchers recommend that people use the flaxseed in moderation. Better be used freshly ground to not lose their nutrients.

Nenhum comentário: