
Relacionamentos de modo geral, bem como os relacionamentos íntimos ( namoro, casamento) estão entre as mais importantes fontes de satisfação individual. Qual será o segredo das pessoas felizes e bem sucedidas nas suas relações?
Nos últimos anos pesquisadores que se dedicam a esses estudos descobriram que pessoas satisfetitas são propensas a acentuar mais o lado bom da vida. Eles lidam bem com as adversidades, celebram os momentos felizes e trabalham para contruir e reforçar situações favoráveis. Pessoas felizes com sua vida amorosa, experimental individualmente muito mais emoções agradáveis do que negativas em comparação aquelas envolvidas em relações fracassadas. Cultivar a paixão, aprender a se dedicar às pessoas afetivamente importantes em nossas vidas de forma saudável e prazerosa, favorece em muito o amadurecimento emocional.
A ciência tem algo a nos dizer sobre relações de intimidade:
1. Excitação. O psicólogo Athur Aron, da Universidade Stony Brook, descobriu que as pessoas tendem a se ligar emocionalmente quando estão agitadas, por exemplo, devido ao exercício, aventuras ou exposição a situações perigosas.
2. Estar perto. Estudos concluíram que simplesmente estar perto de alguém tende a produzir sentimentos positivos. Quando uma pessoa, de forma consciente e proposital, permite que a outra entre em seu espaço pessoal, os sentimentos de intimidade aumentam rapidamente.
3. Semelhança. Dizem que os opostos se atraem, mas uma pesquisa cordenada pelo economista comportamental dan Ariely, da Universidade Duke e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), mostra que as pessoas tendem a formar par com aqueles que são parecidos com elas em termos de inteligência, experiência e nível cultural e atrattividade. Algumas pesquisas dizem que apenas imital alguém pode aumentar a proximidade.
4. Humor. Dizem que o segredo de uniões de longa duração é o fazer rir. Possivelmente porque quando rimos, ficamos numa posição menos defensiva, o que facilita a aproximação. Bom humor sempre !
5. Bondade e perdão. Vários estudos confirmam que tendemos a criar laços com pessoas bondosas, sensíveis e atenciosas. Sentimentos de amor podem emergir com especial rapidez quando alguém muda de comportamento deliberadamente - por exemplo, desistindo de fumar, beber, ou outro hábito qualquer que possa vir a ser um empecilho para uma boa relação. Em geral, bondade combina bem com flexibilidade, com perdão que cria vínculos e tras cumplicidade.
6. Comprometimento. O compromiso é um elemento essencial na construção de boas relações e na do amor. Pessoas cujos comprometimentos são fracos interpretam o comportamento de seus parceiros mais negativamente, o que com o tempo tende a vir ruir a relação. Quando se tem a firme intenção de comprometimento, os problemas são facilmente relativizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário