quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NOVO GOLPE NO CARTÃO DE DÉBITO


Há muito tempo não se usa mais como antes o talão de cheques e a cada dia devido a tanta praticidade e a busca por segurança milhões de pessoas usam o chamado "dinheiro de plástico" em substituição do dinheiro vivo no pagamento de suas despesas cotidianas. Pagamos desde um simples café a encher o tanque do carro no sistema Electron (Débito Automático).

De tanto usar, a gente perde um pouco do cuidado e é aí que podemos sofrer com a falta de atenção! No caso do exemplo abaixo só foi dada conta na hora e foi por sorte, pois, normalmente, não damos tanta atenção na hora de colocar a senha do cartão. Veja a criatividade dos bandidos:

"Ao abastecer o carro, e na hora de pagar, o frentista fez a "gentileza" de me alcançar a maquininha, só que nesse momento os dedos dele taparam o visor. Digitei a senha e ele colocou de volta na bancada, ai veio a minha sorte: Por engano, digitei um número a menos e o cara falou:
- Tá faltando um número.

Como eu estava ao lado, olhei rapidamente para o visor e minha senha estava ali digitada, ao invés dos tradicionais asteriscos!
Como já conheço o gerente do posto (Ipiranga) chamei-o na hora e perdi mais umas duas horas na delegacia.

Lá veio o esclarecimento do novo golpe:

O atendente faz uma "gentileza" e segura a máquina pra digitarmos a senha, neste momento, tapando o visor com a ponta dos dedos, na verdade ele não colocou o valor da compra, e os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra.
Ele anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo.
Faz novamente o procedimento só que correto e a gente paga a despesa.

PRONTO:

O cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina. Segundo a delegada, em dois dias um cartão clonado com qualquer nome está na mão da quadrilha e os débitos caem direto na sua conta! O frentista confessou que nem conhece quem são as pessoas por trás disso; um motoqueiro passou no posto, ofereceu R$ 400,00 por semana e passava lá pra pegar a lista de cartões e senhas e para deixar o dinheiro pro cara.

OLHO VIVO PESSOAL!

Segundo a delegada está acontecendo muito em barzinhos, botecos, danceterias, lojas de conveniência, posto de gasolina, etc.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Receita para aquecer no frio o corpo e os corações


Esta receita é particularmente uma das minhas preferidas e julgo-a como uma forma muito agradável de receber. Faz toda diferença, fica melhor com o passar do tempo, em um refratário com tampa na geladeira, tem duração de 15 dias de muito sabor. Você pode combinar esta beringela com uma boa pasta integral, enfim, crie, diversifique, experimente.

Beringela à Siciliana

5 beringelas
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 xícara de azeite
1/2 xícara de vinagre branco
1 pimenta dedo-de-moça ou calabresa
1 xícara de sal
1 colher de açúcar
75gr de uvas passas pretas

Modo de Preparo:

Pique a beringela em tirinhas ou cubinhos, coloque um guardanapo
sobre uma bacia e vá colocando camadas de beringela. Salgue a beringela e deixe curtindo.
Em uma frigideira grande coloque metade do azeite e frite levemente o alho amassado (não deixe ele dourar demais), a cebola em rodelas, os pimentões das três cores em tirinhas e reserve.

Pegue as berinjelas e esprema bem até sair toda a água salgada.
Coloque o resto do azeite numa panela e refogue a beringela.
Acrescente a mistura de cebola e pimentões e frite rapidamente até todos os
ingredientes estarem incorporados. Acrescente uma colher de açúcar, o vinagre e deixe cozinhar mais um pouco por 1 a 2 minutos. Coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido e deixe por 10 minutos.

Sirva gelada com pão italiano, pão frances ou torradas.
Se desejarar, acrescente uva-passa, amendôas ou nozes.
Com esta semana fria aqui em São Paulo, nada melhor que deliciar-se com pratos saborosos que de certo modo aquecem o corpo e combinam muito bem com a presença de amigos, namorado(a). Mas se você estiver só, não se faça de rogado, lembre-se que és a pessoa mais importante do mundo e porque não degustar o sabor especial deste prato tendo sua própria companhia??!! Ou então que tal convidar o vizinho(a) ou qualquer pessoa que desejar e começar a fazer a diferença já? Acredite, vale a pena!!

Antepasto de abobrinha com alcaparra


•10 abobrinhas médias raladas em filetes (não usar o miolo)

•sal para polvilhar por cima

Molho à capperi (alcaparras):

•6 dentes de alho socados

•200ml de azeite extra virgem

•45g de anchovas no óleo escorridas e bem picadas

•50g de alcaparras inteiras ou cortadas ao meio

•100g de azeitonas pretas bem picadas e espremidas

•100ml de vinagre branco de arroz

•1 colher (sopa) de orégano

•sal, molho de pimenta e temperos a gosto

•3 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã bem picadas



Modo de preparo:

Utilizando o ralador no corte (gotas), rale as abobrinhas em filetes extensos, coloque-as em um escorredor de macarrão e polvilhe por cima com sal. Deixe macerar por 15 minutos, lave em água corrente, esprema bem e empregue.

Modo de preparo:

Em uma panela média aqueça o azeite e refogue levemente o alho.
Junte as anchovas escorridas e bem picadas, as azeitonas, as abobrinhas maceradas, lavadas e bem espremidas, o vinagre, o orégano e mantenha em fogo alto até abrir fervura, temperando a gosto.
Distribua o antepasto pronto em um refratário, salpique por cima com as folhas de hortelã picadas e regue com um pouco mais de azeite ou óleo de milho ou de canola. Deixe esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte. Sirva acompanhado de torradinhas temperadas.



Berinjelas à piemontese


•4 berinjelas médias descascadas

•150 ml de vinagre branco

•1 colher (sopa) de sal

•água fervente o suficiente para cozinhar

Modo de preparo:

Em uma panela grande coloque o vinagre, o sal e 2 litros de água e leve ao fogo até abrir fervura. Junte as berinjelas (já descascadas, cortadas em cubos médios e deixadas de molho em água, sal e vinagre por 15 minutos e bem espremidas) e cozinhe até que estejam macias.
Em seguida escorra em uma peneira grande e reserve.

Molho à piemontese:

•8 dentes grandes de alho, descascados e picados na faca

•200ml de azeite extra virgem

•1 cebola grande cortada em cubos pequenos

•50ml de vinagre branco de arroz

•Sal, noz-moscada ralada e temperos a gosto

•100g de azeitonas verdes bem picadas

•pimenta dedo-de-Moça s/sementes e bem picadas ou pimenta calabresa à gosto

•2 colheres (sopa) de salsinha fresca bem picada

•2 colheres (sopa) de folhas frescas pequenas de manjericão

•100g de salame italiano fatiado e picado

•3 colheres (sopa) de nozes torradas e picadas

Modo de preparo:

Em uma panela grande doure o alho no azeite.
Junte a cebola e refogue rapidamente. Em seguida agregue as berinjelas cozidas e reservadas, o vinagre e deixe ferver por três minutos, mexendo ocasionalmente. Em seguida coloque os temperos e deixe amornar. Por último agregue as azeitonas, a pimenta, as ervas e envolva delicadamente. Distribua o antepasto em um refratário, salpique por cima o salame e as nozes e regue com um pouco mais de azeite ou óleo. Deixe esfriar. Cubra com filme plástico ou coloque em vidros próprios e mantenha na geladeira até o dia seguinte.
Sirva a partir do segundo dia com bruschettas italianas bem crocantes.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Alimentos Necessários à Saúde do Homem

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem em média sete anos menos que as mulheres. Entre as doenças que mais acometem os homens está a obesidade, que acarreta outros problemas de saúde mais graves, como o infarto, a diabetes e a hipertensão, podendo levar à morte.

Alguns alimentos devem ser incluídos no cardápio do homem a fim de prevenir doenças, além de melhorar a desempenho físico e mental, retardar o envelhecimento, auxiliar na perda de peso, entre outros. São eles:

LINHAÇA (semente, óleo ou cápsulas): Fonte de ômega 3, ácido graxo essencial que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. Se utilizada na forma de semente, contém grande quantidade de fibras, a que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo.

"Segundo dados do IBGE, os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres"LICOPENO: É a substância antioxidante responsável pela coloração avermelhada do tomate, melancia e pimentão. O licopeno combate os radicais livres, prevenindo contra câncer de próstata, pulmão e estômago e contra o envelhecimento das células, além de estimular o sistema imunológico.

CÁPSULAS DE ÓLEO DE ALHO: O alho é fonte de aliina e alicina, substâncias que aumentam a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão arterial.

SUCO DE UVA INTEGRAL/VINHO TINTO ORGÂNICO/SUCO DE CRANBERRY: Fontes de polifenóis, flavonóides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos. Controlam a pressão arterial e o colesterol e previnem contra câncer.



Inclua no cardápio alimentos que fortalecem

SOJA PRETA: A soja preta possui em sua casca uma substância antioxidante denominada antocianina, relacionada com seu efeito antiobesidade. A antocianina neutraliza a ação dos radicais livres, prevenindo contra o câncer e envelhecimento precoce. Possui ação benéfica no controle das taxas de colesterol, na prevenção de doenças cardíacas.

FARINHA DE BANANA VERDE: Contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Dificulta a absorção das gorduras e glicose, controlando colesterol e diabetes.

LECITINA DE SOJA: Evita a formação de ateromas (placas de gordura) nas artérias, prevenindo contra infartos, derrames.

Lembre-se sempre que bons hábitos alimentares associados à prática regular de atividade física são uma estratégia fundamental para a redução do risco de doenças crônicas, se forem adotados ao longo dos anos.

domingo, 15 de agosto de 2010

Dicas interessantes para quem é...

Como saber se o mel é falso?





Em 2009 o Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Apícolas, da Universidade de Taubaté (SP), realizou uma pesquisa em catorze municípios do Vale do Paraíba. Das noventa amostras recolhidas em feiras, estradas e até mesmo em mercados da região, 70% eram falsificadas.
As falsificações dos méis vão das mais grosseiras às mais difíceis de serem identificadas. “Muitos vendem caramelo, feito com açúcar refinado e aromatizante, como se fosse mel”, afirma o técnico Benedito Galvão, da Unitau. Ele conta que também é comum encontrar exemplares feitos à base de xarope de glicose de milho e amido.
Outra adulteração – mais sofisticada e difícil e ser reconhecida até mesmo em testes de laboratórios –, é feita com açúcar invertido, ingrediente muito usado pela indústria de balas. “Só pela aparência é difícil perceber se o mel é falso”, explica Galvão.

Teste caseiro

Coloque em um recipiente uma colher (sopa) do mel e a mesma quantia de água. Acrescente três gotas de iodo 2% (comprado em farmácias para curar machucados). Se o mel ficar escuro ou preto é sinal de adulteração.

Tenha cautela com consumo de chá verde




Extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, os chás verde e branco ficaram populares devido às suas funções terapêuticas, como a prevenção contra diversos tipos de câncer, ao seu poder emagrecedor e outras coisas. "Os chás verde e branco são alimentos funcionais, pois nutrem e combatem doenças. Para aproveitá-los corretamente, é preciso ficar de olho na dosagem e nas características do organismo de cada um", diz a nutricionista Roseli Rossi. Ela recomenda buscar orientação médica antes de ingerir esses chás. "As pessoas pensam que podem bebê-los indiscriminadamente, e isso não é verdade", alerta.

Um dos principais cuidados em relação a essas bebidas é a existência de cafeína em sua composição. A substância, também presente no café, pode aumentar a pressão arterial e causar problemas como taquicardia, dor de cabeça e náuseas. Como aceleram o metabolismo, esses chás não são indicados a pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos. Também devem ser evitados por grávidas e lactantes.Casos de insônia, gastrite, problemas renais, hipertireoidismo, ansiedade e taquicardia são incompatíveis com os chás. Indivíduos com deficiência de ferro no organismo também devem evitar essas bebidas. "Elas contêm tanino, substância que inibe a absorção do mineral", afirma Roseli.

Saiba consumir os chás verde e branco

Benefícios
Extraídos da planta Camellia sinensis, os chás verde e branco possuem níveis concentrados de catequinas e polifenóis, substâncias que agem na prevenção do câncer. Também combatem os radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento com mais eficiência que as vitaminas C e E. Além disso, esses chás ajudam a emagrecer, fortalecem as veias e as artérias e reduzem os teores de colesterol ruim.
Diferenças entre os chás verde e branco
Enquanto o chá verde tem as folhas aquecidas e secas, resultando na oxidação dos seus componentes, o chá branco é elaborado a partir do broto da Camellia sinensis e não passa por esse processo, assegurando uma concentração maior dos princípios ativos. Os chás Oolong e preto também derivam da mesma planta, mas seus benefícios são menos evidentes.

Cuidados

O consumo exagerado pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Para garantir os benefícios e evitar os problemas, recomenda-se beber três ou quatro xícaras diariamente.

- Prepare corretamente. Ferva a água, apague o fogo e dilua duas colheres de chá em uma xícara de chá. Deixe o recipiente tampado de cinco a dez minutos, em ambiente escuro, antes de servir. O chá não deve ser reaquecido e pode ser guardado por até 12 horas em locais sem luz.

- Os chás verde e branco contêm tanino, que inibe a absorção de ferro. São contra-indicados para pessoas com deficiência desse mineral. Também deve ser evitado o consumo com leite, alimento que pode inibir o efeito antioxidante dos chás.

Fontes: nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional